Anestesia Anestesia geral
Duração 2-4 horas
Estadia no hospital 3-7 dias
Recuperação 4-8 semanas
Taxa de sucesso 80-90%
Duração da estadia na Turquia 3-4 semanas
Pheochromocytoma treatment turkey

Sobre o Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

Se detectado precocemente, o tratamento de feocromocitoma na Turquia pode ser gerido com sucesso na grande maioria dos casos. Se possível, o tratamento de escolha para a condição é a cirurgia para remover os tumores, mas há outras alternativas de tratamento. O tratamento cirúrgico do feocromocitoma na Turquia frequentemente traz a pressão arterial de volta ao normal e alivia os sintomas. Uma vez diagnosticado, é sugerido ser visto por uma equipe médica multidisciplinar com experiência em feocromocitoma.

Um feocromocitoma é um tumor neuroendócrino raro e geralmente de crescimento lento que se desenvolve nas células no centro de uma glândula adrenal chamada medula adrenal. Essas duas glândulas adrenais, uma acima de cada rim, produzem hormônios que dão instruções a virtualmente todos os órgãos e tecidos do corpo. A medula adrenal controla hormônios que ativam a resposta de luta ou fuga.

O feocromocitoma produz uma quantidade excessiva de hormônios catecolaminas, que incluem norepinefrina (noradrenalina), epinefrina (adrenalina) e dopamina. A liberação de catecolaminas pode causar hipertensão persistente/episódica, dor de cabeça, sudorese e outros sintomas. Se não for curado, um feocromocitoma pode resultar em danos graves a outros sistemas do corpo, especialmente o sistema cardiovascular. 30-40% dos feocromocitomas e paragangliomas são hereditários.

Na maioria das vezes, os feocromocitomas estão na medula adrenal (cerca de 90%). Os feocromocitomas também podem ser encontrados em outros tecidos derivados de células da crista neural. Os feocromocitomas variam de tamanho, mas em média têm 5-6 cm de diâmetro e pesam 50 a 200 g. Raramente, são grandes o suficiente para serem palpados ou causarem sintomas devido à pressão ou obstrução.

A Turquia é um líder internacional em cuidados endocrinológicos. Como Healthy Türkiye, fornecemos consultas, avaliações e tratamentos abrangentes para uma ampla gama de condições hormonais adrenais, como o tratamento de feocromocitoma na Turquia.

Pheochromocytoma treatment turkiye

Procedimento de Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

Um feocromocitoma é um tumor raro, geralmente benigno, que se desenvolve em uma glândula adrenal. Normalmente, um feocromocitoma se desenvolve em apenas uma glândula adrenal, mas tumores podem se desenvolver em ambas. O feocromocitoma é um tumor endócrino raro que pode se apresentar insidiosamente e permanecer não diagnosticado até a morte ou até o início de manifestações claras de excesso de catecolaminas. Frequentemente, é referido como um dos 'grandes imitadores' na medicina.

Este tumor não pode mais ser considerado uma entidade de doença uniforme, mas sim como um grupo altamente heterogêneo de neoplasias de células cromafins com diferentes idades de início, perfis secretórios, localizações e potencial para malignidade de acordo com mutações genéticas subjacentes. Se você tem um feocromocitoma, o tumor libera vários hormônios que podem causar hipertensão, dor de cabeça, sudorese e sintomas de um ataque de pânico. Se um feocromocitoma não for curado, danos severos ou potencialmente fatais a outros sistemas do corpo podem resultar.

Os feocromocitomas na medula adrenal se desenvolvem igualmente em ambos os sexos, são bilaterais em 10% dos casos (20% em crianças) e são malignos em menos de 10%. Também, dos tumores extra-adrenais, conhecidos como paragangliomas, 30% são malignos. Embora os feocromocitomas se desenvolvam em qualquer idade, a incidência máxima é entre os 20 e os 40 anos. Quase 50% são considerados decorrentes de mutações germinativas.

Diagnóstico para Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

Geralmente, mais de 50% dos feocromocitomas são encontrados incidentalmente, quando um exame de imagem revela uma massa na glândula adrenal. Se um feocromocitoma for suspeito devido a sintomas como hipertensão, seu profissional de saúde levará seu histórico médico e fará um exame físico, também é muito importante levar o histórico familiar. Além disso, seu médico provavelmente solicitará testes laboratoriais e exames de imagem.

Exames Laboratoriais para Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

A maioria dos feocromocitomas secreta catecolaminas que podem ser medidas no sangue e na urina. Os testes incluem:

Exames de sangue: Em pessoas que estão em risco mais alto de ter uma doença de feocromocitoma, o teste de sangue para catecolaminas é feito primeiro. Este teste é mais sensível do que um teste de urina, mas também mais propenso a resultar em falsos positivos.

Análise de urina: Naqueles que não têm uma síndrome genética, o teste de escolha é catecolaminas na urina. Este é menos sensível, mas também menos propenso a fornecer leituras de falso positivo. A urina é coletada cada vez que uma pessoa urina por 24 horas e depois, avaliada no laboratório.

Imagem para Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

Após um diagnóstico bioquímico ter sido feito com testes de sangue, análises de imagem são feitas para localizar o tumor. Os testes podem incluir:

Tomografia Computadorizada (CT): Uma tomografia computadorizada combina muitas imagens de raios X para criar uma visão tridimensional dos órgãos e outros tecidos moles em uma região específica do corpo. A tomografia computadorizada pode ser considerada o melhor teste para localizar um feocromocitoma.

Ressonância Magnética (MRI): Uma ressonância magnética pode ser um pouco menos precisa do que uma CT, mas pode ser escolhida em crianças e jovens adultos para reduzir a exposição à radiação.

Cintilografia (Escaneamento MIBG): Na maioria das vezes um feocromocitoma pode ser localizado com uma CT ou MRI. Se um tumor não for visto, mas for fortemente suspeitado, este estudo de imagem nuclear pode ser feito. Neste método de varredura, uma pequena quantidade de material radioativo é injetada em uma veia, onde é captada por células neuroendócrinas, como aquelas em um feocromocitoma. Uma câmera que pode detectar radioatividade é então usada para ver se um tumor está presente na glândula adrenal. Um escaneamento MIBG também pode ser realizado se um tumor for suspeito de ser metastático (se ele se espalhou, ou metastizou).

Causas do Feocromocitoma

A razão de feocromocitomas pode ser um componente de certas síndromes familiares ou genéticas. A condição familiar mais comum é chamada neoplasias endócrinas múltiplas, é MEN em resumo. Dois tipos de MEN, que são MEN 2A e 2B, estão associados aos feocromocitomas. Ambas são síndromes genéticas que passam de pais para filhos de forma autossômica dominante.

Os feocromocitomas também são uma característica de outras desordens genéticas, incluindo a síndrome de von Hippel-Lindau e a neurofibromatose tipo 1. Ambas essas desordens estão associadas ao crescimento de numerosos tumores benignos e malignos. Há também muitos indivíduos que têm feocromocitomas sem histórico familiar conhecido deles e esses casos são chamados esporádicos. Em geral, se esses pacientes possuem doença bilateral (feocromocitomas em ambas as glândulas adrenais) ou são diagnosticados antes dos 21 anos de idade, é sugerido rastreamento genético.

Apartado de tudo isso, qualquer coisa que possa causar a hiperatividade do sistema nervoso simpático pode estar na lista de diagnósticos a serem descartados ao suspeitar de um feocromocitoma. O sistema simpático é o principal painel de controle que governa a liberação da resposta “luta ou fuga” em resposta ao estresse ou medo. Coisas que podem estimular isso incluem drogas; retirada de drogas (como parar repentinamente certos medicamentos de pressão arterial); ataques de pânico e lesões da medula espinhal estão entre as muitas condições que também podem levar a alguns dos sinais vistos em feocromocitomas.

Turkey pheochromocytoma treatment

Nós nos preocupamos com a sua saúde

A Healthy Türkiye oferece o melhor para a sua saúde e conforto. Com a gente, você se sentirá privilegiado.

turkey pheochromocytoma treatment

Assistência pessoal de qualidade 24/7 durante toda a sua jornada

pheochromocytoma treatment turkey

Pacotes all-inclusive personalizáveis para você

turkiye pheochromocytoma treatment procedure

Obtenha o aconselhamento certo para a sua saúde

Tipos de Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

Opções de tratamento para Feocromocitoma dependem de vários fatores, incluindo se o tumor produz catecolaminas, sua localização, se é cancerígeno e o estágio, possíveis efeitos colaterais e preferências e saúde geral do paciente. Você deve conversar com seu médico sobre os objetivos de cada tratamento e o que pode esperar ao receber o tratamento. A tomada de decisão compartilhada ocorre quando você e seus médicos trabalham juntos para escolher tratamentos que se adequam aos objetivos do seu cuidado. A tomada de decisão compartilhada é particularmente importante para o feocromocitoma, pois existem diferentes opções de tratamento.

Os tipos comuns de tratamentos usados para feocromocitoma são descritos abaixo. Seu plano de cuidados também inclui tratamento para sintomas, uma parte importante do atendimento médico.

Tratamentos para controlar os níveis hormonais

Cirurgia

Terapia de radiação

Quimioterapia

Terapia direcionada

Controle dos níveis hormonais: Quando o feocromocitoma é diagnosticado, geralmente o primeiro tratamento é destinado a controlar hormônios e baixar a pressão arterial. Esses tratamentos devem ser administrados normalmente por vários dias ou semanas antes da cirurgia.

Se um tumor está produzindo catecolaminas, o médico prescreverá medicação para ajudar a controlar os sintomas que elas causam. Bloqueadores alfa-adrenérgicos como a fenoxibenzamina (Dibenzyline) são comumente usados para baixar a pressão arterial. Beta-bloqueadores como o propranolol podem ser usados para controlar um pulso rápido ou irregular. Os beta-bloqueadores devem ser usados com cautela e sob a direção de um especialista em endocrinologia, que é a área da medicina que foca no sistema hormonal do corpo.

Certos tratamentos podem causar a liberação de níveis perigosos de catecolaminas, portanto, os pacientes podem receber uma combinação de medicamentos bloqueadores hormonais antes e durante esses tratamentos. Esse tipo de terapia medicamentosa é continuada após outros tratamentos se os sintomas relacionados a catecolaminas ainda ocorrerem.

Tratamento Cirúrgico de Feocromocitoma na Turquia

Se for possível, a remoção completa de todo o tumor é o tratamento padrão inicial. A maioria dos feocromocitomas locais são tratados com sucesso apenas com cirurgia. O cirurgião removerá algum tecido ao redor do tumor, chamado margem, na esperança de não deixar traços de câncer no corpo.

A cirurgia laparoscópica pode ser realizada para um feocromocitoma, a menos que o tumor seja muito grande. A cirurgia laparoscópica é um tipo menos invasivo de cirurgia que usa 3-4 pequenas incisões em vez de 1 incisão grande. Um tubo fino e iluminado é fixado a uma câmera de vídeo e é inserido por uma abertura para guiar o cirurgião. Para feocromocitoma, uma ou ambas as glândulas adrenais, ou parte de uma glândula, podem ser removidas.

Quando a remoção completa de um tumor não é possível, a cirurgia de retirada de massa pode ser recomendada. A cirurgia de retirada de massa remove o máximo de tumor possível e pode fornecer algum alívio dos sintomas, mas geralmente não oferece cura. Se o câncer se espalhou para outros órgãos, esses órgãos também podem ser removidos usando cirurgia.

Se remover o tumor por cirurgia não for possível, é chamado de "tumor inoperável" e, nessas situações, o médico recomendará outro tipo de tratamento.

Tratamentos Adicionais para Feocromocitoma na Turquia

Radiofármacos: Um radiofármaco geralmente é sugerido primeiro para pessoas com tumores metastáticos. Nesse método de terapia, uma substância radioativa que se acumula nas células tumorais do feocromocitoma é injetada em uma veia. Em seguida, ela viaja até o tumor e, quando tomada pelas células tumorais, emite radiação que faz as células desaparecerem.

Quimioterapia: Para tumores que estão crescendo rapidamente, esse método de terapia, usando uma combinação de vários medicamentos projetados para matar células cancerígenas, é frequentemente utilizado. Esses medicamentos podem ser administrados oralmente, em forma de comprimido, ou por infusão intravenosa (IV, dentro de uma veia).

Terapias direcionadas: Terapias direcionadas são medicamentos que especificamente miram em células cancerígenas ou em um caminho envolvido em seu crescimento. Oncologistas tiveram sucesso usando o medicamento Sutent em pessoas com feocromocitoma.

Imunoterapia: Imunoterapia é um medicamento que usa o sistema imunológico ou princípios do sistema imunológico para tratar tumores. Estudos encontraram que os medicamentos de imunoterapia (em combinação com uma terapia direcionada) ajudaram a retardar ou parar a progressão (crescimento) de um feocromocitoma metastático, aumentando a expectativa de vida dos pacientes.

Tratamento Por Estágio do Feocromocitoma

Diferentes tratamentos podem ser recomendados para cada estágio do feocromocitoma. Seu médico trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento específico com base no seu diagnóstico e condições específicos. Ensaios clínicos também podem ser uma opção de tratamento para cada estágio.

Feocromocitoma local: O feocromocitoma local é frequentemente tratado com cirurgia para remover o tumor. Se o tumor estiver em uma glândula adrenal, então toda a glândula pode ser removida.

Feocromocitoma regional: O feocromocitoma regional se espalhou para órgãos ou gânglios linfáticos próximos. A cirurgia será usada para remover o tumor e, se órgãos próximos forem afetados, então esses órgãos também podem ter que ser removidos com cirurgia.

Feocromocitoma metastático: Se um feocromocitoma canceroso se espalhar para outra parte do corpo de onde começou, os médicos o chamam de câncer metastático. Se isso acontecer, é uma boa ideia conversar com médicos que têm experiência em tratá-lo porque os médicos podem ter opiniões diferentes sobre o melhor plano de tratamento padrão. Ensaios clínicos também podem ser uma opção.

Turkiye pheochromocytoma treatment procedure

Custo do Tratamento para Feocromocitoma na Turquia em 2025

Todos os tipos de atendimento médico, como o tratamento para feocromocitoma, são muito acessíveis na Turquia. Muitos fatores também estão incluídos na determinação do custo do tratamento para feocromocitoma na Turquia. Seu processo com a Healthy Türkiye durará desde o momento em que decidir fazer o tratamento para feocromocitoma na Turquia até o momento em que estiver totalmente recuperado, mesmo que já esteja de volta em casa. O custo exato do procedimento de tratamento para feocromocitoma na Turquia depende do tipo de operação envolvida.

O custo do tratamento para feocromocitoma na Turquia não apresenta muitas variações em 2025. Comparado aos custos em países desenvolvidos como os Estados Unidos ou o Reino Unido, os custos do tratamento para feocromocitoma na Turquia são relativamente baixos. Portanto, não é de se admirar que pacientes de todo o mundo visitem a Turquia para procedimentos de tratamento para feocromocitoma. No entanto, o preço não é o único fator que afeta as escolhas. Sugerimos procurar hospitais que sejam seguros e tenham avaliações de tratamento para feocromocitoma no Google. Quando as pessoas decidem buscar ajuda médica para o tratamento de feocromocitoma, elas não apenas terão procedimentos de baixo custo na Turquia, mas também o tratamento mais seguro e melhor.

Nas clínicas ou hospitais contratados com a Healthy Türkiye, os pacientes receberão o melhor tratamento para feocromocitoma de médicos especialistas na Turquia a preços acessíveis. As equipes da Healthy Türkiye fornecem atenção médica aos procedimentos de tratamento para feocromocitoma e tratamento de alta qualidade para pacientes a um custo mínimo. Quando você entrar em contato com os assistentes da Healthy Türkiye, poderá obter informações gratuitas sobre o custo do tratamento para feocromocitoma na Turquia e o que esse custo cobre.

Preço do Tratamento de Feocromocitoma no Reino Unido?

O custo de um tratamento de feocromocitoma no Reino Unido é entre £8.000-£10.000.

Preço do Tratamento de Feocromocitoma nos EUA?

O custo de um tratamento de feocromocitoma nos EUA é entre $10.000-$15.000.

Preço do Tratamento de Feocromocitoma na Turquia?

O custo de um tratamento de feocromocitoma na Turquia é entre $2.000-$3.500.

Os preços podem variar de acordo com os requisitos específicos do procedimento. Entre em contato conosco para informações precisas sobre os preços.

Por que o tratamento para Feocromocitoma é mais barato na Turquia?

Uma das principais considerações antes de viajar para o exterior para tratamento de feocromocitoma é a relação custo-benefício de todo o processo. Muitos pacientes pensam que, ao adicionarem as passagens aéreas e as despesas com hotéis aos custos do tratamento do feocromocitoma, a viagem se tornará muito cara, o que não é verdade. Ao contrário da crença popular, passagens aéreas de ida e volta para a Turquia para tratamento de feocromocitoma podem ser reservadas de forma muito acessível.

Neste caso, assumindo que você está hospedado na Turquia para seu tratamento de feocromocitoma, suas despesas totais de viagem com passagens aéreas e acomodação custarão menos do que em qualquer outro país desenvolvido, o que não é nada comparado ao valor que você está economizando. A pergunta "por que o tratamento de feocromocitoma é mais barato na Turquia?" é comum entre pacientes ou pessoas simplesmente curiosas para obter seu tratamento médico na Turquia. Quando se trata de preços do tratamento de feocromocitoma na Turquia, há 3 fatores que permitem preços mais baratos:

A taxa de câmbio é favorável para quem procura tratamento de feocromocitoma e possui euro, dólar ou libra;

O menor custo de vida e despesas médicas gerais mais baratas, como o tratamento de feocromocitoma;

Para o tratamento de feocromocitoma, incentivos são dados pelo governo turco a clínicas médicas que trabalham com clientes internacionais;

Todos esses fatores permitem preços mais baratos para o tratamento de feocromocitoma, mas vamos ser claros, esses preços são mais baixos para pessoas com moedas fortes (como dissemos, euro, dólar, dólar canadense, libra, etc).

Todo ano, milhares de pacientes de todo o mundo vão à Turquia para obter tratamento de feocromocitoma. O sucesso do sistema de saúde aumentou nos últimos anos, especialmente para o tratamento de feocromocitoma. É fácil encontrar profissionais médicos bem-educados e que falam inglês na Turquia para todos os tipos de tratamento médico, como o tratamento de feocromocitoma.

Turkiye pheochromocytoma treatment

Por que Escolher a Turquia para Tratamento de Feocromocitoma?

A Turquia é uma escolha comum entre pacientes internacionais em busca de tratamento avançado para feocromocitoma. Os procedimentos de saúde da Turquia são operações seguras e eficazes com uma alta taxa de sucesso, como o tratamento de feocromocitoma. A crescente demanda por tratamento de feocromocitoma de alta qualidade a preços acessíveis tornou a Turquia um destino popular de turismo médico. Na Turquia, o tratamento de feocromocitoma é realizado por médicos altamente experientes e treinados com a tecnologia mais avançada do mundo. O tratamento de feocromocitoma é realizado em Istambul, Ancara, Antália e outras grandes cidades. As razões para escolher o tratamento de feocromocitoma na Turquia são as seguintes:

Hospitais de alta qualidade: Os hospitais acreditados pela Joint Commission International (JCI) possuem unidades de tratamento de feocromocitoma dedicadas, especialmente projetadas para pacientes. Protocolos rigorosos internacionais e nacionais proporcionam tratamento de feocromocitoma eficaz e bem-sucedido para pacientes na Turquia.

Especialistas qualificados: As equipes de especialistas incluem enfermeiros e médicos especialistas, juntos para realizar o tratamento de feocromocitoma de acordo com as necessidades do paciente. Todos os médicos incluídos possuem vasta experiência na realização do tratamento de feocromocitoma.

Preço acessível: O custo do tratamento de feocromocitoma na Turquia é acessível comparado à Europa, EUA, Reino Unido, Singapura, Austrália, etc.

Alta taxa de sucesso: Especialistas altamente experientes, a melhor tecnologia disponível, e diretrizes de segurança rigorosamente seguidas para os cuidados pós-operatórios do paciente, resultando em uma alta taxa de sucesso para o tratamento de feocromocitoma na Turquia.

O Tratamento de Feocromocitoma é Seguro na Turquia?

Você sabia que a Turquia é um dos destinos mais visitados para tratamento de feocromocitoma no mundo? É classificada como um dos destinos turísticos mais visitados para tratamento de feocromocitoma. Ao longo dos anos, também se tornou um destino popular de turismo médico, com muitos turistas vindo para tratamento de feocromocitoma. Há muitas razões pelas quais a Turquia se destaca como destino líder para tratamento de feocromocitoma. Porque a Turquia é tanto segura quanto de fácil acesso, com um hub de aeroporto regional e conexões de voo para praticamente todos os lugares, é preferida para o tratamento de feocromocitoma.

Os melhores hospitais na Turquia contam com equipe médica experiente e especialistas que realizaram milhares de serviços médicos como o tratamento de feocromocitoma. Todos os procedimentos e coordenação relacionados ao tratamento de feocromocitoma são controlados pelo Ministério da Saúde em conformidade com a lei. Ao longo de muitos anos, o maior progresso na medicina foi observado na área de tratamento de feocromocitoma. A Turquia é conhecida entre pacientes estrangeiros por suas grandes oportunidades na área de tratamento de feocromocitoma.

Para enfatizar, além do próprio preço, o fator chave na escolha de um destino para tratamento de feocromocitoma é certamente o padrão dos serviços médicos, a alta expertise da equipe hospitalar, a hospitalidade e a segurança do país.

Pacote Tudo-Incluso para Tratamento de Feocromocitoma na Turquia

Healthy Türkiye oferece pacotes tudo-incluso para tratamento de feocromocitoma na Turquia a preços muito mais baixos. Médicos e técnicos extremamente profissionais e experientes realizam tratamento de feocromocitoma de alta qualidade. O custo do tratamento de feocromocitoma em países europeus pode ser bastante caro, especialmente no Reino Unido. Healthy Türkiye fornece pacotes econômicos tudo-incluso para estadias longas e curtas de tratamento de feocromocitoma na Turquia. Devido a muitos fatores, podemos proporcionar a você muitas oportunidades para seu tratamento de feocromocitoma na Turquia.

O preço do tratamento de feocromocitoma difere de outros países devido às taxas médicas, preços da mão de obra do pessoal, taxas de câmbio e concorrência de mercado. Você pode economizar muito mais no tratamento de feocromocitoma em comparação a outros países na Turquia. Ao adquirir um pacote tudo-incluso de tratamento de feocromocitoma com Healthy Türkiye, nossa equipe de saúde apresentará hotéis para você escolher. Na viagem para tratamento de feocromocitoma, você terá o preço de sua estadia incluído no custo do pacote tudo-incluso.

Na Turquia, ao adquirir pacotes tudo-incluso de tratamento de feocromocitoma através da Healthy Türkiye, você sempre receberá transferências VIP. Estas são fornecidas pela Healthy Türkiye, que é contratada com hospitais altamente qualificados para tratamento de feocromocitoma na Turquia. As equipes da Healthy Türkiye organizarão tudo sobre o tratamento de feocromocitoma para você e o buscarão no aeroporto, conduzindo-o com segurança até sua acomodação.

Depois de acomodado no hotel, você será transferido de e para a clínica ou hospital para tratamento de feocromocitoma. Após a conclusão bem-sucedida do seu tratamento de feocromocitoma, a equipe de transfer doará um retorno ao aeroporto a tempo para seu voo de volta para casa. Na Turquia, todos os pacotes de tratamento de feocromocitoma podem ser organizados sob solicitação, o que tranquiliza nossos pacientes. Você pode entrar em contato com a Healthy Türkiye para tudo que precisará saber sobre o tratamento de feocromocitoma na Turquia.

Os Melhores Hospitais na Turquia para Tratamento de Feocromocitoma

Os melhores hospitais na Turquia para tratamento de feocromocitoma são o Memorial Hospital, Acıbadem International Hospital e Medicalpark Hospital. Estes hospitais atraem pacientes de todo o mundo em busca de tratamento de feocromocitoma devido a seus preços acessíveis e altas taxas de sucesso.

Melhores Médicos e Cirurgiões na Turquia para Tratamento de Feocromocitoma

Os melhores médicos e cirurgiões na Turquia para o tratamento de feocromocitoma são profissionais altamente qualificados que oferecem cuidados especializados e procedimentos avançados. Com sua expertise e técnicas de ponta, esses especialistas garantem que os pacientes recebam um tratamento de feocromocitoma de alta qualidade e alcancem resultados de saúde ideais.

Perguntas frequentes

Pacientes com um feocromocitoma pequeno que não se espalhou para outras áreas do corpo têm uma taxa de sobrevivência de 5 anos de cerca de 95%. Pacientes com feocromocitoma que voltou a crescer (recorrente) ou se espalhou para outras áreas do corpo têm uma taxa de sobrevivência de 5 anos entre 34% e 60%.

O principal sintoma relacionado à catecolamina para os clínicos suspeitarem de feocromocitoma é a hipertensão. Relacionados à hipertensão, 4 padrões de pressão arterial são observados: hipertensão sustentada, hipertensão paroxística, hipertensão sustentada com paroxismos e normotensão.

Testes de sangue estão disponíveis para metanefrina, normetanefrina e cromogranina, o teste de sangue mais comumente solicitado para feocromocitoma é o teste de metanefrina livre no plasma.

De acordo com a “regra do 10”, em 1/10 dos pacientes com feocromocitoma, é maligno, em 1/10 dos casos o tumor é bilateral, em 1/10 extra-adrenal, e em 1/10 familiar. Cirurgia, o único tratamento curativo, tem alto risco de crises hipertensivas devido à liberação maciça de catecolaminas.

Medicamentos conhecidos por provocar um paroxismo de feocromocitoma (por exemplo, bloqueador beta-adrenérgico na ausência de bloqueio alfa-adrenérgico, glucagon, histamina, metoclopramida, corticosteroides em alta dose) devem ser evitados.

Considerando que nem todos os efeitos da COVID-19 no corpo humano são conhecidos ainda, a presença simultânea de COVID-19 e feocromocitoma em uma pessoa que não tinha nenhum sintoma específico até agora pode indicar que a COVID-19 desencadeou o feocromocitoma.